CISTO DE BAKER ( CISTO POPLITEO)

É uma tumoração que surge na região posterior do joelho. Não há diferença entre os sexos  e não são raros em crianças. Podem ter um crescimento lento ou aparecerem de repente chamando a atenção dos pacientes. Geralmente este é o principal fator que leva os pacientes aos consultórios, o aparecimento do aumento de volume. A presença de dor  também é um sintoma que aparece frequentemente.

As causas incluem : comunicação entre cisto e articulação, hérnia sinovial, traumática e degeneração articular ( sendo a causa associada mais comum seguida da traumática).

Grande parte dos casos tem resolução espontânea e quando pequenos são assintomáticos..

1. ANATOMIA

O cisto caracteriza-se por ser liso, esbranquiçado e pode ser simples ou multilobulado (várias câmaras).

O conteúdo é uma substância clara e gelatinosa.

Os cistos comunicam-se com a articulação através de canais ( ductos).

1. SINAIS E SINTOMAS

Tumoração, aumento de volume local.

Dor a palpação é frequente quando associada a inflamação local ou no joelho. Cisto tem consistência elástica e endurecida e limites definidos.

Inchaço (edema) do joelho  pode estar associado.

A dor normalmente ocorre relacionada a atividade, esforço físico , permanecer muito tempo em pé ou ficar com o joelho muito tempo dobrado.

Quando o cisto se rompe e o liquido extravasa e escorre devido a gravidade pela perna , temos um quadrodevido ao processo inflamatorio causado pelo liquido  muito semelhante ao de  uma TVP (Trombose venosa da perna ) que deve ser investigado e descartado.

1. DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é realizado pela história clínica e pelo exame físico.

1.  EXAMES

RX –

Não serve para o diagnóstico, mas com ele podemos avaliar a articulação e para alguns diagnósticos diferenciais.

USG (Ultrassom)

Exame bom e rápido para confirmar o diagnóstico.

Em algumas localizações é desejável associar o Doppler ( USG vascular) para diagnóstico diferencial ou programação cirúrgica.

RNM- (Ressonância magnética)

Indicado  para avaliação de diagnósticos diferenciais e cistos ocultos.

1. DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS

Tumores de partes moles

Tenossinovites

Aneurisma da artéria poplítea

TVP

1. TRATAMENTO

Fisioterapia – analgesia e principalmente utilizada para os problemas articulares do joelho.

Medicações – Analgésicos, anti inflamatório, corticoides utilizados somente quando a dor está presente.

Órteses ( talas) – joelheiras ou imobilizadores de joelho quando dor e incapacidade funcional são importantes.

Controle de carga  e volume nos treinamentos.

Aspiração associada ou não a infiltração de medicamentos e guiada ou não por USG.

Cirurgia somente nos casos que não obtiveram melhora com o tratamento clínico, minoria dos  casos. Pode ser realizada por via aberta  ou artroscópica. Nos casos artroscópicos nem sempre o ducto é encontrado e em ambos os métodos pode ocorrer recidiva do cisto.