top of page

                                       

VISCOSUPLEMENTAÇÃO

​

​

A viscosuplementação é um procedimento simples de infiltração articular e pode ser realizada ambulatorialmente. Traz benefício para dor e função, e também pode alterar,favoravelmente o curso da doença, melhorando quantitativamente e qualitativamente a cartilagem articular. Apresenta bom perfil de segurança e favorável relação custo-efetividade, sendo indicada tanto para osteoartrose , lesões de cartilagem e após um 
procedimento de artroscopia. Entre os tratamentos não operatórios , a viscosuplementação, injeção intra-articular do ácido hialurônico, vem ganhando muito destaque  nos últimos anos. O líquido sinovial é composto, entre outros elementos, de polissacarídeos que contêm glicosamina e ácido glicurônico e de ácido hialurônico, que é considerado uma molécula-chave na biomecânica articular. O ácido hialurônico é um biopolímero formado pelo 
ácido glucurônico e a N--acetilglicosamina. De textura viscosa, existe no líquido sinovial, no humor vítreo e no tecido conjuntivo colágeno de numerosos organismos e é uma importante glicosaminogli-cana (GAG) na constituição da articulação. Essa molécula éa 
única GAG não sulfatada. Tem a capacidade de se asso-ciar a proteínas para formar agregados moleculares, mas não forma proteoglicanos. Na articulação afetada pela osteoartrose, ocorre redução da concentração e do peso molecular do ácido hialurônico 
no líquido sinovial, o que altera suas propriedades, diminuindo sua viscosidade, reduzindo a sua capacidade de absorção de choque e lubrificação , levando ao dano da cartilagem e ao aumento dos sintomas. Acredita-se que o mecanismo de ação do ácido hialurônico na articulação está relacionado com a inibição de mediadores inflamatórios e enzimas condro degenerativas, o que reduz a degradação da cartilagem e aumenta a produção de matriz 
cartilaginosa. As preparações de ácido hialurônico para uso intra-articular podem ser divididas ainda entre as de baixo e de alto peso molecular principalmente.

Converse com seu médico para saber de sua experiência e qual a melhor indicada para seu quadro . 
Num trabalho realizado por  6 Ortopedistas, 2 Médicos do Esporte, 4 Fisiatras e 2 Reumatologistas para criar um Consenso nacional sobre a Viscosuplemetação. O painel chegou a um consenso sobre diversos aspectos da viscossuplementação, 
com destaque para as seguintes afirmativas: a melhor indicação é para artrose de joelhos leve a moderada; o uso prévio ou concomitante de hexacetonido de triancinolona intra-articular pode otimizar o efeito do ácido hialurônico; a viscossuplementação não deve ser realizada como procedimento isolado no tratamento da OA, mas em conjunto com outras medidas de reabilitação e farmacológicas; promove efeito analgésico; anti-inflamatório; condroprotetor; e é custo-efetiva. 

​

Seguem perguntas respondidas abaixo:
1.    A melhor indicação é para OA leve a moderado do joelho.
            A Maioria dos especialistas concordou unanimamanente. 
            Na minha prática também tenho encontrado estes resultados, mas os bons resultados também são para a condromalacea patelar e lesões de cartilagem pequenas e médias localizadas..  

2.    A viscosuplementação pode ser usada como primeira linha de tratamento.
            A Maioria dos especialistas concordou fortemente .
            Na minha prática , atualmente, tenho introduzido em alguns casos a viscosuplementação  como forma de tratamento  inicial , sempre associada a outras formas de tratamento. 
3.    A viscossuplementação pode ser indicada em casos de OA grave do joelho. 
Os especialistas concordaram , moderamente , com esta afirmativa. 
Na minha prática clínica também tenho esta experiencia . Os melhores resultados são para casos leves e moderados , mas em alguns casos graves a resposta na dor e função é satisfatória . Mas , sempre lembrando que o paciente deve ser avisado antes do procedimento do resultado esperado e que o tratamento deve ser acompanhados de outras terapias.

4.     O uso prévio ou concomitante de hexacetonido intra-articular de triancinolona pode otimizar o efeito do ácido hialurônico. Os especialistas concordaram ,unanimemente , com esta afirmativa. Na minha prática clínica também tenho este achado , mas relacionado aos caos de artrose em que somente o acido hialurônico não esta sendo efetivo. Nos casos de lesão condral sem artrose e condromalacea patelar na grande maioria não tenho necessidade do uso. 
5.    Os resultados da viscossuplementação suplementar variam de acordo com o produto utilizado. Os especialistas concordaram, moderadamente, com esta afirmativa. Na minha prática , ja utilizei diversos marcas de acido hialurônico e no geral o resultado é semelhante entre elas. Sendo o mais importante que o paciente entenda que a viscossuplementaçao deve ser associada a outros tratamentos . 

6.    A melhor via de acesso para infiltração não guiada é a abordagem superolateral. Não houve consenso entre os especialistas. Na minha prática , os dois pontos que mais utilizo são a supero lateral e a antero medial( semelhante ao portal medial utilizado na artroscopia). Não vejo dificuldade nos dois pontos e me guio pelo relato do paciente em relação a sensibilidade a dor no procedimento. 

7.  A viscossuplementação não deve ser realizada como o único procedimento no tratamento da OA, mas em conjunto com outras medidas de reabilitação e farmacológicas. Os especialistas concordaram unanimemente sobre esta afirmativa. Na minha pratica , como ja dito acima , associaçao da viscossuplementação com outras terapias aumenta muito o resultado positivo no tratamento da dor e qualidade de vida do paciente. 
8.    O número de tratamentos dependerá do perfil do paciente e do medicamento utilizado. Os especialistas concordaram fortemente com a afirmação. Na minha prática clinica tenho a mesma percepção . Os resultados são semelhantes entre os tratamentos com os medicamentos com 1 apliicação e os de 3 aplicações. Sendo que para os pacientes com artrose minha preferencia é o de 3 aplicações e para os casos de condromalacea e lesão condal isolada , em pacientes com alta demanda esportiva a aplicaçao com mo medicamento de 1 vez somente parece ter melhores resultados. Portanto, procuro individualizar o tratamento conforme o perfil e lesão do paciente. 

9.    Nos casos de osteoartrite leve do joelho, a viscossuplementação tem um efeito condroprotetor. Os especialistas concordaram unanimemente. 
Na minha prática clinica , de mais de 10 anos realizando o procedimento, devido a melhora na dor e função e pela ação mecânica e biológica que o ácido hialurônico tem na articulação acredito que ele possui um efeito condroprotetor. 
10. A viscossuplementação pode ser indicado na condropatia femoropatelar. Os especialistas concordaram moderadamente com a afirmação. Na minha prática clinica eu venho utilizando e meus resultados mostram que ela é muito bem indicada no tratamento da condromalacea , sempre associada a outros tratamentos. Minha visão é que a melhora que a viscossuplemetação proporciona ajuda ao paciente a realizar o melhor tratamento para condromalacea que é o fortalecimento e equilíbrio muscular do membro inferior . 
11. A orientação por imagem (por ultrassom, fluoroscopia, tomografia computadorizada ou outros métodos) é necessária para a realização da viscossuplementação. Os especialistas foram moderadamente contra a afirmação. Na minha pratica clinica não utilizo estes exames . 
12. A viscossuplementação gera reduções de custo para o sistema de saúde suplementar, tornando-o um procedimento econômico. Os especialistas foram fortemente a favor da afirmação . Na minha pratica clinica não tenho dados objetivos para mensurar esta afirmação. Mas, os bons resultados que tenho obtido ao longo destes anos me fazem acreditar que sendo bem utilizada ela promove benefícios a saude do paciente e evita algumas cirurgias e portanto é possível considera-la um procedimento econômico. 
13. A viscossuplementação tem efeitos analgésicos. Os especialistas concordaram unanimemente. Na minha pratica clinica tenho observado que o procedimento promove melhora da dor, porém o tempo de duração é variável e depende de muitos fatores. 
14. A viscossuplementação tem efeitos anti-inflamatórios. Os especialistas concordaram unanimemente a favor da afirmação. Na minha pratica clinica tenho observado melhora dos sintomas de inchaço e dor dos pacientes . Segundo estudos na literatura o ácido hialurônico tem efeitos anti inflamatórios no liquido sinovial, promovendo a melhora dos sintomas inflamatórios na a articulação. 
15. A viscossuplementação possui apenas efeitos biomecânicos. Os especialistas foram unanimemente contra a afirmação. Na minha pratica clinica inicialmente acreditava que o efeito era somente mecânico, mas ao longo dos anos pude perceber clinicamente e com a observação de estudos científicos que o procedimento possui outros efeitos alem da absorção de choque. 
16. Viscossuplementaçao melhora a qualidade de vida em pacientes com OA do joelho. Os especialistas concordaram unanimemente com a afirmação. Na minha prática clinica eu tenho observado e podido comprovar que a viscosuplemetação associada a outras terapias melhora a qualidade de vida e por conseguinte a saude dos pacientes com osteoartrose.

​

​

​

bottom of page